NOTA INFORMATIVA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL
Data: 13 de Novembro de 2008

Assunto: Processo de Reabilitação e Requalificação do Mercado do Bolhão

A plataforma de Intervenção Cívica do Porto, apesar da demolição do Mercado do Bolhão não ter sido concretizada como estava previsto, após a rotura contratual entre a Câmara Municipal do Porto e a Empresa TCN, manifesta a sua profunda preocupação, face ao reiterado silêncio que se faz em torno da nova proposta da Câmara Municipal do Porto, para a reabilitação e requalificação do Bolhão.

Como é do conhecimento público, esta Plataforma, desenvolveu ao longo de 11 meses, um conjunto vasto de acções cívicas em defesa do Mercado do Bolhão, das quais destacamos a Petição subscrita por 50.000 cidadãos, que foi entregue na Assembleia da República e que de acordo com a Lei, baixou à Comissão do Poder Local, no sentido de ter o devido tratamento, para ser levada ao Plenário.

Nesse sentido, a Plataforma de Intervenção Cívica do Porto, reafirma que a sua luta não parou e é para continuar até que estejam assegurados os princípios pelos quais norteamos a nossa acção cívica e que constam na referida PETIÇÃO.

Neste contexto, e tendo em conta a falta de respostas objectivas e concretas sobre o processo do Mercado do Bolhão, a Plataforma de Intervenção Cívica do Porto, vai promover desde já algumas acções institucionais e outras de acordo com as circunstâncias que se venham a verificar, exigindo uma resposta urgente para a requalificação e reabilitação do Mercado do Bolhão:

1. Envio de uma Carta Aberta ao Presidente da Câmara Municipal do Porto e ao Vereador Responsável pelo processo, bem como aos restantes autarcas da Câmara e da Assembleia Municipal. (Junta-se o texto da referida carta).
2. Envio de uma Carta/Exposição ao Relator da Comissão do Poder Local da Assembleia da República. (Junta-se o texto da referida carta).
3. Debate sobre o Comércio Tradicional, os Mercados e Feiras, bem como a Requalificação dos Mercados do Bolhão e do Bom sucesso, para o qual vamos convidar várias personalidades nacionais e internacionais. Este debate em princípio está agendado para o dia 26 de Novembro.
4. Estamos a preparar uma acção pública de grande relevo sobre o património, tendo como pano de fundo o BOLHÃO

A Plataforma de Intervenção Cívica do Porto

Sem comentários: